quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Operando Mesa Supersom

Aqui estou operando, o que para a época estava dentro do padrão de modernidade.Constava de Mesa de som c/  oito potenciômetros, quatro toca discos, na extremidade dos braços agulhas VR com  duas opções ex: VR 1  para comerciais( 78 RM ) e VR 2 para Long-plays ( 33 RM ) p/ a parte musical, hoje porém é tecnologia ultrapassada ( coisas de Museu ), ainda o aparato técnico constava de um Monitor ( rádio ) à válvulas, um Gongo c/ três tipos de toque para  os anúncios fúnebres, à frente "Cabine de Locução".Os comerciais eram geralmente gravados na emissora( Rádio Cultura ) em acetato,disco c/ três tamanhos definidos de alumínio recoberto por produto proveniente do Petróleo,  cujo sistema  e qualidade da gravação iria depender não só da agulha quente ou de diamante, mas do toque da mão do Operador de Gravações que permitia o deslizar suave do início ao fim da gravação.

8 comentários:

  1. Bons tempos amigo, e comandar uma "consolete Super Som, 4 Toca-discos e um monte de acetato era coisa pra poucos.... Tempo Boooommmmmm !!!
    Abraço Renato

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  2. Caro amigo Renato, este foi criado exatamente para que os Radialistas de hoje saibam das dificuldades que era fazer Rádio naquela época,valorizando principalmente o Operador de Rádio, que tinha que fazer verdadeiros milagres,coisas para gente lembrar, por isso criei um grupo chamado de DINOSSAUROS DO RÁDIO..um abraço.

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  3. Fui pioneiro em TV fui operador de som na extinta TV Excelsior canal 9 eu operava aqueles enormes toca discos com aquele enorme braço supersom munidos com aquela excelente cápsula GE-VRII mono de ótima qualidade. Ia sempre no consulado americano buscar aqueles discoões enormes para tocar antes da abertura oficial, test-pather.

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  4. Oi tudo bem onde consigo encontrar um gravador desses de discos mesmo com defeito ou só a parte que vira o disco. Obrigado

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  5. Me envia um email lucianorigonato@gmail.com

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  6. Acho muito legal tudo isso, não era para qualquer um operar esses equipamentos. Eram feitos para durar eternamente e operados por profissionais.

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  7. Olá! Estou trabalhando com a digitalização de uma pequena coleção de discos de acetato com gravações de spots e música, em sua maioria discos Supersom, no acervo fonográfico da Universidade Federal de Pelotas e gostaria muito de saber mais a respeito desses discos. A supersom era uma gravadora ou era uma fabricante dos discos virgens apenas? Como eram gravados esses discos de acetato, as gravações eram prensadas a partir de uma matriz ou eram cortadas diretamente no torno? Enfim, qualquer informação é de grandessísima ajuda!

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  8. Opa, agora reli a postagem, muda completamente as perguntas que tenho para fazer, hahaha!
    Seria possível conversar contigo a respeito desses discos? Pelo que entendi você trabalhou no circuito de radiodifusão da cidade de Pelotas mesmo (que coincidência)!

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