quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Histórias do RÁDIO

        Como, já mencionei em postagem anterior, até os anos 80, a tecnologia da época obrigava o Operador de Rádio se transformar num elemento fundamental para o  bom desempenho de qualquer programação.Mas naquela época existia uma figura importantíssima que era o Dir.de Broadcasting ou simplesmente Dir.Artístico. Eu conheci um desses gênios e aqui destaco "Mário Renê, com quem trabalhei por pouco tempo, mas, o suficiente para conhecer o seu valor.Enquanto eu nascia pro Rádio, Mário logo iria fazer parte do Cast de S.Pedro.Deixou um vazio na Dir.Art.da Rádio Cultura de Pelotas, no momento da sua partida.Não sei se era por seu falecimento ser recente, as vezes tínhamos a impressão de sentir o odor conhecido do seu cachimbo, na época havia alguns comentários sobre o fato, nada de pavoroso, e sim de boas lembranças do velho companheiro.Até, que num sábado à tardinha, ouvindo uma porta bater no primeiro piso, fui averiguar, afinal, naquele momento eu me encontrava só dentro do grande prédio do Palácio do Rádio, averiguei a porta da frente que estava trancada e em seguida tomei o corredor que levava à sala do depto.de Esportes, seguido de mais duas peças, sendo que a terceira, estava praticamente desativada desde o falecimento do Mário Renê. Aquelas peças do primeiro piso eram muitos escuras, por isso, geralmente em horário de trabalho as luzes estavam sempre ligadas. Mas,  era sábado e naquele horário dificilmente alguém viria alí. Abri a porta e senti logo o perfume característico do fumo de cachimbo, olhei  para a mesa e lá estava sentado alguém. Quem? ..nunca soube. O Mário em vida havia sido um bom companheiro, com  certeza não me daria um susto daqueles. Acreditei sempre, que foi apenas um produto da minha imaginação fértil. Guardei este segredo por muito tempo, hoje, são apenas lembranças.

Um comentário:

  1. Encontrei por acaso o teu texto e me emocionei, pois sou neta do Mario Rene e não tive a chance de conhecê-lo. Sempre tive vontade de escrever um livro sobre ele, e o teu post reacendeu essa chama.
    Muito obrigada

    ResponderExcluir